Mesmo após ter descoberto o significado,função e como fazer um Plano de Trabalho,guardei esse plano abaixo como um esboço daquilo que pretendia trabalhar com meus alunos,e deu certo.Me ajudou bastante,servindo-me de base para novos conteúdos,por isso coloco a disposição,pois dele pode sair uma idéia de Projeto,Plano de Aula,Sequência Didática ou até mesmo uma atividade.
PLANO DE TRABALHO
Publico alvo: Crianças de 2 a 3 anos
![Conteúdos específicos:](file:///C:/Users/Bruna/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
· Cantinho da fantasia
· Encaixe de formas geométricas
· Cantinho da leitura
· Produção artística
· Jogo de obstáculos coloridos
![Objetivos:](file:///C:/Users/Bruna/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
Sabendo da importância do desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, e motor da criança, propomos atividades que desenvolvam aspectos importantes para tais desenvolvimentos.
Baseado nos três eixos da educação infantil: o movimento, o brincar e o conhecimento de si e do outro, queremos proporcionar atividades focalizadas nesses “eixos” essenciais no desenvolvimento da criança.
Temos por objetivo especifico, por meio de tais atividades:
ü Promover a socialização, recreação e exploração de diferentes materiais.
ü Trabalhar a imaginação, criatividade, movimentos e expressões corporais, linguagem oral, jogo do faz-de-conta, leitura de imagem, reconhecimento de figuras e o registro de formas.
ü Desenvolver a autonomia, habilidade, o raciocínio lógico na resolução de situações problemas, equilíbrio, agilidade, percepção visual, compreensão do mundo real com o imaginário, a discriminação visual, e o conhecimento de si e do outro.
ü Aprimorar a pressão e o controle dos movimentos do braço.
ü Conhecer as formas geométricas e cores.
![Metodologia](file:///C:/Users/Bruna/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
Com o auxilio de alguns recursos que serão utilizados na realização dessa atividade, iremos desenvolver tais propostas sempre em grupos, dando liberdade para a exploração de tais materiais, e auxiliando em algumas atividades, quando necessário.
Os ambientes a serem realizadas tais atividades, deverão estar livres, tendo somente os materiais utilizados na atividade proposta.
É importante deixá-los livres na realização de atividades que explorem a imaginação, criatividade, socialização, jogo do faz-de-conta e a autonomia.
Nas atividades que visam desenvolver e trabalhar o raciocínio lógico na resolução de situações problemas, linguagem oral, equilíbrio, controle do movimento, e o conhecimento de formas geométricas e cores, é essencial o auxilio das professoras, para que tais objetivos sejam alcançados com sucesso.
Nessas atividades citadas acima, será importante o desenvolvimento das mesmas, em um espaço livre e aberto, como o parque da escola, por exemplo, para não só facilitar a visão das professoras, para que possam avaliar os alunos na realização das atividades, como também compreensão melhor das propostas feitas pelas educadoras para os educandos.
![Recursos didáticos](file:///C:/Users/Bruna/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
Alguns recursos serão confeccionados com materiais recicláveis.Tais materiais são:
ü Caixa de papelão
ü Papéis para colagem
ü Garrafas pet
Usaremos também:
ü Fantasias infantis,
ü Livros de histórias infantis com gravuras,
ü Bambolês coloridos
ü Cadeiras coloridas, mesas,
ü Pincéis e tinta guache,
ü Tecidos.
![Avaliação](file:///C:/Users/Bruna/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
As atividades propostas serão avaliadas constantemente, na supervisão das atividades.
ü Critérios:
Através da observação feita pelas educadoras, serão avaliados os comportamentos de cada aluno diante das atividades, para saber se os objetivos estão sendo alcançados.
Nas atividades totalmente dirigidas, as educadoras ficarão atentas nos movimentos corporais de cada aluno, para avaliar as dificuldades e evoluções de cada um.
No final da realização de todo o projeto de trabalho, além da avaliação feita constantemente, nos reuniremos para fazer um mapeamento sobre o desenvolvimento de cada aluno, visando saber se os objetivos propostos foram totalmente alcançados.
Escrito por: Bruna Patrícia S.L.Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário